O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (5.ago.2025) que depois do acordo fechado entre União Europeia e Estados Unidos, se o bloco europeu assinar com o Mercosul será uma glória. Ele afirmou ainda que eles que “não venham engrossar” para o Brasil.
Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão, Lula declarou que as demandas do Mercosul têm “respeito e cidadania”.
“Entregarei o acordo com a União Europeia antes de deixar a presidência do Mercosul em dezembro deste ano. E que não venha agora, companheiro Mauro Vieira, a União Europeia querer vir engrossar conosco, a Ursula Von der Leyen, que é nossa amiga, porque, depois do acordo que eles fizeram com os Estados Unidos, assinar conosco é uma glória porque tem respeito e cidadania nas propostas que nós fizemos”, disse.
Em 27 de julho, a União Europeia e os EUA fecharam um acordo para que o bloco tenha tarifas de 15%. Em troca, os europeus comprarão US$ 750 bilhões em energia dos EUA, e investirão US$ 600 bilhões em outros produtos.
O novo acordo comercial é uma vitória para o governo Trump e um alívio maior para os europeus. Os EUA ameaçaram aplicar tarifas de 30% à UE.
Lula repete que entregará até o fim do ano o acordo do Mercosul com a União Europeia, mas o tratado enfrenta resistência principalmente da França.