• Quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Nossa Suprema Corte não está dando a mínima ao Trump, diz Lula

Presidente disse que não há nada "inventado" e que o Bolsonaro estava pronto para dar um golpe de Estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que eventuais declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), não interferem na atuação do STF (Supremo Tribunal Federal). O processo em que Jair Bolsonaro (PL) é réu foi citado por Trump como um dos motivos para impor tarifas a produtos brasileiros.

“A nossa Suprema Corte não está dando a mínima para o que fala Trump. E nem pode dar. Como a Suprema Corte americana não dará a mínima se eu estiver fazendo uma crítica a eles. A Suprema Corte está julgando Bolsonaro com base nos autos e nas delações do pessoal que trabalhou com Bolsonaro”, disse Lula em entrevista à Reuters.

O Poder360 apurou, no entanto, que o clima no Supremo não é bom. Há um descontentamento entre alguns ministros em relação à forma como Moraes tem conduzido o caso de Bolsonaro. O magistrado colocou o ex-presidente em prisão domiciliar na 2ª feira (4.ago).

Apesar de Lula dizer que o STF não liga para o que diz Trump, integrantes da Corte avaliam que já estão marcados para entrar nas sanções da Lei Magnitsky e imputam a Moraes esse quadro irreversível.

Trump tem defendido Bolsonaro publicamente. Já declarou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” e que o tratamento dado ao ex-presidente é “terrível”. Pediu também que deixassem Bolsonaro “em paz”.

Lula também defendeu que não há nada “inventado” no processo que coloca o ex-presidente e aliados como réus por tentativa de golpe de Estado: “Não é a oposição que está acusando o Bolsonaro, não é alguém do Exército de outro país. São os militares e as pessoas que trabalharam com ele que estão fazendo a delação”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: