• Terça-feira, 28 de outubro de 2025

Aos 80 anos, Lula faz “corridinhas” para mostrar vigor físico

Presidente tem chegado ou saído correndo em compromissos oficiais para provar que está apto para tentar reeleição em 2026.

Aos 80 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem intensificado os momentos em que procura mostrar que está bem fisicamente. O petista passou a chegar ou a sair de compromissos oficiais correndo e tem compartilhado em suas redes sociais momentos em que pratica exercícios físicos. A intenção é mostrar que está apto para concorrer nas eleições de 2026 e tentar o 4º mandato presidencial.

Lula vinha condicionando sua decisão de disputar o próximo pleito à sua saúde. É o chefe do Executivo mais longevo na história do Brasil. Se for eleito, poderá ficar no poder até os 85 anos.

Na 5ª feira (23.out.2025), o presidente confirmou que será candidato e, pela 1ª vez, não mencionou questões físicas. Fez o anúncio ao discursar ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto (Partido Gerindra, direita). Depois, disse ter sido um erro tal confirmação, mas porque deveria ter falado no Brasil e não no país asiático, onde “não tem voto“. 

Para Lula, o segredo para envelhecer bem é “encontrar uma causa para viver”. O petista mantém uma rotina de exercícios físicos há anos e costuma mostrá-la em suas redes sociais. Mas são suas “corridinhas” em compromissos oficiais que têm viralizado.

Desde que sua popularidade voltou a melhorar e tem se sentido mais confiante, Lula quer mostrar vigor físico.

Assista ao compilado de “corridinhas” e exercícios do presidente Lula, que faz 80 anos:

Lula repete que tem “energia de 30 e tesão de 20”. Diz com frequência que tem “trato com Deus” para chegar aos 120 anos. E que malha muito a perna pois, afirma, quem não exercita fica velho. Em 2021, aos 76, o tamanho de sua coxa impressionou os internautas: “coxão de Lula vai movimentar o povo”.

No dia de seu aniversário de 80 anos, em 27 de outubro, Lula estava na Malásia para a cúpula de chefes de Estado da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Voltou a repetir aos jornalistas que o homem que vai viver até 120 anos já nasceu, segundo a ciência. E que espera ter sido o escolhido.

O petista não espera ser escolhido apenas pela ciência, mas também para um 4º mandato na presidência.

A idade, porém, pode ser um empecilho. Segundo o PoderData de julho de 2025, 50% dos eleitores diziam que a idade de Lula era um problema para reeleição. No fim de 2024, o petista sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em que bateu a cabeça com força. Tempos depois, teve uma hemorragia intracraniana por causa do acidente. Foi o momento em que uma fragilidade física ficou mais evidente.

Por outro lado, houve estratégia: depois da recuperação da cirurgia após a queda, as publicações do presidente fazendo exercícios físicos e caminhadas se tornaram mais frequentes nas redes sociais.

Sua equipe de comunicação tenta transmitir vigor físico num momento em que a idade de Lula voltou ao centro do debate político.

E, apesar da parcela eleitoral que diz que a idade do petista é um problema, Lula vive seu melhor momento político do 3º mandato. Sua popularidade vem crescendo desde maio de 2025, segundo pesquisa de 8 de outubro de 2025 da Genial/Quaest. O presidente seria reeleito em 1º turno caso as eleições ocorressem hoje, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto.

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza de que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um 4º mandato no Brasil”, disse em Jacarta ao lado presidente da Indonésia.

Lula impressionou até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O norte-americano disse ter ficado impressionado pelo petista ser “um cara muito vigoroso”. Os 2 se reuniram pela 1ª vez no domingo (26.out.2025), na Malásia. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: