O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na tarde desta 6ª feira (7.nov.2025) da 3ª sessão temática da Mesa de Líderes, que é realizada em Belém. A sessão estava prevista para ter início às 16h.
O evento integra a Cúpula de Líderes, que antecede a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), sediada na capital paraense. A mesa tem como tema os “10 Anos do Acordo de Paris: NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) e Financiamento”.
O Acordo de Paris é um tratado internacional que resultou da COP21, em 2015, realizada na capital francesa. Ele vincula juridicamente seus signatários a agirem pelo combate às mudanças climáticas.
Assista ao vivo:
O acordo representa a 1ª vez que governos decidiram comprometer-se conjuntamente a limitar o aquecimento global e enfrentar os seus impactos. Entre os principais objetivos do acordo, estava a manutenção da elevação da temperatura do planeta abaixo de 1,5ºC.
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, declarou no fim de outubro que a humanidade não foi capaz de atingir essa meta.
A presidência brasileira da COP30, que estará em atividade até novembro de 2026, pretende reforçar a implementação efetiva do acordo. A ideia é transformar metas em ações mensuráveis.
A Cúpula de Líderes entra em seu 2º e último dia nesta 6ª feira (7.nov). Participam 18 presidentes, 12 ministros e 1 rei. São, no total, 31 chefes de Estado e de governo. O Itamaraty disse que há outros 129 líderes presentes, incluindo vice-presidentes, ministros e embaixadores.
Na 5ª feira (6.nov), Lula abriu a sessão plenária do evento com críticas ao “extremismo” e encerrou o dia com a promessa de obter US$ 5,6 bilhões para o fundo de conservação de florestas tropicais, principal iniciativa do Brasil na COP30.
Participaram do 1º dia da cúpula o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro) e o rei da Suécia, Carl 16 Gustaf, entre outros. Também participou da cúpula o príncipe William, do Reino Unido, herdeiro do trono inglês.
Não foram a Belém os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano); da China, Xi Jinping (Partido Comunista Chinês); da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), entre outros.
Macron chegou a Belém na manhã de 5ª feira (6.nov) e deixou a cidade à noite no mesmo dia rumo ao México.





