A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, comercialização, importação e uso de 32 suplementos alimentares da empresa Ervas Brasillis Produtos Naturais Ltda. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na 6ª feira (5.set.2025) e inclui a apreensão de todos os lotes dos produtos em circulação no mercado brasileiro. Leia a íntegra (PDF – 120 kB).
A medida foi tomada após a inspeção sanitária constatar que os suplementos eram produzidos em estabelecimento sem licença sanitária, em condições “insalubres” que não estavam de acordo com as boas práticas de fabricação de alimentos.
De acordo com o artigo 46 do Decreto-Lei 986/1969, todas as fábricas e empresas que manipulam ou transportam alimentos precisam obter autorização prévia da vigilância sanitária municipal, estadual ou distrital antes de iniciarem suas operações.
A proibição afeta produtos fabricados pela empresa Ervas Brasillis e vendidos por diversas marcas, como Turbo Black Vitamin, Turbo Black, Ervas Brasil, NB Nutrition, Natuforme Produtos Naturais, Ozonlife, Nutrição Esportiva, Max Force e Vitacorpus.
A Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes dos 32 suplementos abaixo:
A determinação da Anvisa também proíbe qualquer forma de propaganda ou distribuição dos suplementos mencionados. A suspensão tem alcance nacional e os produtos estão sujeitos a apreensão e interdição pelas autoridades sanitárias em todo o país.
A Anvisa não divulgou informações sobre possíveis consequências para a saúde dos consumidores que já utilizaram esses produtos.