A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai dispensar 145 funcionários terceirizados a partir de 1º de julho. O anúncio foi feito nesta 3ª feira (24.jun.2025) pelo diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, durante a abertura da reunião de diretoria em Brasília. A medida é consequência das restrições orçamentárias enfrentadas pela reguladora.
“O corte orçamentário obrigará, de forma mais triste, o ajuste dos nossos contratos de terceirização com redução de mais de 140 postos de trabalho. Hoje o trabalho exercido por estes colaboradores tem sido fundamental para a manutenção das nossas atividades”, afirmou.
Sandoval disse que, diferente do que a Aneel pode fazer em outros momentos, quando “sacrifica” outros serviços para manter postos de trabalho, desta vez não será possível.
Segundo o presidente da Asea (Associação de Servidores da Aneel), Benedito Cruz Gomes, a agência opera com 552 servidores efetivos e 487 funcionários terceirizados.
“O governo corta hoje, mas o impacto negativo perpetuará por anos. Recontratar, treinar novos colaboradores e reerguer a confiança da equipe não é uma alternativa fácil e levará mais tempo e dinheiro do que manter quem já está aqui. É um tiro no pé da agência e no coração de quem trabalha aqui”, disse Gomes também durante a abertura da reunião de diretoria.
Feitosa disse que a Aneel atua com 32% das vagas definidas em lei para o funcionamento da agência desocupadas por restrição orçamentária e que a redução dos recursos “impõe” as decisões anunciadas.
“Não temos equipes próprias para fazer o trabalho de fiscalização com eficiência que o serviço de eletricidade requer e não temos orçamento para fazer fiscalizações com equipes credenciadas”, afirmou.
Na 4ª feira (18.jun) a Agência havia adiantado que precisaria reduzir fiscalização e atendimento em decorrência de cortes de gastos.
As mudanças afetarão as operações da Aneel em todo o território nacional. Eis os principais impactos: