A Ferrovia Transnordestina recebeu, nesta 5ª feira (9.out.2025), autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para começar a operar transporte de cargas. A rodovia liga o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
O início das operações abrangerá aproximadamente 679 km, entre São Miguel do Fidalgo (PI) e Acopiara (CE), passando por Salgueiro (PE).
Segundo a ANTT, o trecho entra em regime de comissionamento, um processo comum em novas ferrovias. Nesse período, a operação é feita gradualmente, com supervisão técnica, para garantir que a ferrovia e os trens estejam seguros antes da operação plena.
Durante o comissionamento, a ANTT estabelece condições técnicas específicas:
Essas medidas garantem que a operação inicial seja segura para trabalhadores e moradores da região, segundo a agência.
Em um primeiro momento, os trens transportarão grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e contêineres, com capacidade de movimentar até 1 milhão de toneladas de carga por ano. Cada composição terá duas locomotivas e 20 vagões.
O comissionamento permite testar a ferrovia com cargas reais, identificar ajustes necessários e preparar a infraestrutura para aumentar gradualmente a operação.
A Ferrovia Transnordestina terá, ao todo, 1.206 km, ligando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O investimento total é estimado em R$ 12 bilhões e a conclusão integral das obras está prevista para 2029.