• Quinta-feira, 19 de junho de 2025

Adidas anuncia expansão no Brasil com impulso a corrida de rua

A adidas Running planeja expandir sua presença no Brasil nos próximos 12 meses, com foco em inovação tecnológica. Leia no Poder Sports MKT.

A adidas Running planeja expandir sua presença no Brasil nos próximos 12 meses, com foco em inovação tecnológica e crescimento do calendário de corridas.

Em entrevista exclusiva ao Poder360, Bárbara Ikari, gerente sênior de marketing na adidas Brasil, revelou detalhes sobre a estratégia da marca para atender o mercado de corrida de rua brasileiro e as principais ativações preparadas para a Maratona do Rio 2025.

Queremos inspirar mais pessoas a se conectarem com o poder transformador da corrida e mostrar que o esporte tem o poder de mudar vidas“, disse Ikari.

Eis a entrevista:

Poder360 – Considerando o cenário atual do mercado de corrida no Brasil, qual é o principal foco da adidas Running para os próximos 12 meses em termos de novos produtos e inovações?
Bárbara Ikari – O nosso foco segue sendo oferecer inovação real para todos os tipos de corredores, tanto em performance quanto conforto. Após a Maratona do Rio, expandiremos o nosso calendário de corridas para outros grandes centros no Circuito adidas MDR, momento em que levaremos a energia da Maratona do Rio em novas provas espalhadas pelo país, sendo elas Recife, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e São Paulo.

Em termos de produto, seguimos investindo em tecnologias como o Lightstrike Pro, que já é um sucesso em provas de alta performance, e em novos modelos das linhas Adizero e Supernova, que unem performance e conforto no dia a dia. 

Além disso, continuamos avançando no desenvolvimento de produtos com materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, algo que já é um pilar central da nossa estratégia.

Quais são os grandes desafios que a adidas enxerga hoje para se manter relevante e competitiva no segmento de corrida no Brasil?
O grande desafio está em atender a um público cada vez mais diverso, que vai do iniciante ao maratonista experiente, mantendo o alto padrão de inovação para todos os perfis de corredores. 

Para isso, contamos com um portfólio amplo, que atende diferentes necessidades, estilos e objetivos dentro do universo da corrida. E seguimos nos desafiando a criar produtos e experiências que realmente façam a diferença na jornada de cada corredor e corredora.

Poderia nos detalhar um pouco mais sobre o perfil do corredor brasileiro que a adidas busca impactar e como a comunicação da marca se adapta a esse público?
O corredor brasileiro é plural. Temos um público que vai desde quem busca a superação pessoal nas grandes provas, buscando seu recorde pessoal nas principais provas de corrida pelo mundo, até quem corre sem se preocupar com o tempo, apenas para manter-se ativo e buscando conciliar lazer e saúde. 

Por isso, nossa comunicação busca refletir toda a diversidade da comunidade da corrida, com mensagens inclusivas e com foco no poder transformador do esporte, dialogando tanto com atletas de alto rendimento como com quem acabou de ingressar no universo da corrida.

Com a diversidade de produtos na linha de corrida da adidas, qual item específico tem se destacado mais em termos de volume de vendas e preferência dos consumidores atualmente? Há algum lançamento recente que superou as expectativas?
A família Adizero, especialmente o Adizero Adios Pro 4 e o Adizero Drive RC, são os modelos mais buscados pelos corredores que buscam alta performance em provas de maiores distâncias como a meia maratona e a maratona. 

Além disso, o Supernova Rise II e o Ultraboost têm surpreendido pela aceitação entre corredores que buscam amortecimento e conforto. 

O lançamento dos modelos licenciados da Maratona do Rio também tem tido uma recepção muito positiva, reforçando a conexão emocional dos corredores com a prova, além da exclusividade das peças.

Em relação à Maratona do Rio, um dos eventos mais icônicos do calendário de corridas no Brasil, quais serão as principais ativações de marca que a adidas preparou para este ano?
Estamos com uma série de ativações pensadas para quem corre e para quem vive o clima da prova. 

Temos nossa megaloja na Marina da Glória, com produtos exclusivos da marca, desenvolvidos especialmente para a Maratona do Rio 2025; o Espaço Bosque, ainda na Marina da Glória, traz diversas ativações da marca, testes de produtos, desafios na esteira e, claro, um espaço de recovery pensado no pós-prova. 

Além disso, inauguramos o Run Spot da adidas no Parque das Figueiras (espaço permanente), na Lagoa, onde promovemos treinos e encontros para a comunidade desde o dia 14 de junho. Queremos que o público sinta no Rio uma experiência semelhante ao que promovemos em outras grandes maratonas do mundo como Boston e Berlin.

Além das ativações no local da prova, a adidas planeja alguma ação digital ou campanha específica para engajar os corredores e o público em geral antes, durante e depois da Maratona do Rio?
Sim, estamos com uma forte presença digital, reforçando a conexão com o público por meio das redes sociais, da nossa comunidade no aplicativo adidas Running e conteúdos especiais durante todo o período do evento espalhados por toda cidade, fazendo as três listras brilharem no Rio. 

Queremos que essa energia vá além das ruas do Rio e inspire corredores de todo o Brasil que vêm ao Rio para este momento tão especial no calendário da corrida.

Como a Maratona do Rio se encaixa na estratégia macro da adidas no Brasil, tanto em termos de vendas quanto de fortalecimento da imagem da marca? Há objetivos específicos atrelados a essa parceria?
A Maratona do Rio é um pilar fundamental da nossa estratégia no Brasil. É uma oportunidade de gerar negócios com um portfólio exclusivo e, principalmente, reforçar nosso posicionamento como marca que vive e promove o universo da corrida, principalmente em engajamento com a comunidade.

Existe alguma métrica ou indicador-chave de performance (KPI) que a adidas utiliza para avaliar o sucesso de suas ativações em eventos como a Maratona do Rio?
As vendas na megaloja, o shoecount das provas (em que nos tornamos líderes na última edição) e o engajamento da comunidade de corredores estão entre as principais métricas que avaliamos a performance e a energia da marca durante a Maratona.

Nos últimos anos, a corrida de rua tem experimentado um crescimento notável no Brasil. Como a adidas tem percebido esse aumento na prática e qual o impacto direto nas vendas da divisão de running?
O aumento da prática da corrida no Brasil é algo que acompanhamos com entusiasmo e que reforça ainda mais a relevância do nosso portfólio, que vai desde modelos de alta performance até opções de entrada para quem está iniciando na modalidade. 

Esse movimento amplia o engajamento da comunidade e fortalece a conexão da marca com corredores dos mais diferentes perfis, sejam atletas de alto rendimento ou iniciantes.

Seria possível compartilhar algum dado ou percentual de crescimento nas vendas da adidas Running no Brasil que possa ser atribuído a esse boom da corrida de rua?
Por políticas da companhia não revelamos essas informações, mas podemos dizer que estamos muito felizes com o nosso portfólio de produtos e com os resultados que podem ser comprovados simplesmente olhando para os pés de quem corre, com as três listras cada vez mais presentes.

Além das vendas, de que outras formas o crescimento da corrida de rua tem impactado positivamente a marca adidas no Brasil, como no reconhecimento, engajamento da comunidade ou percepção de inovação?
A adidas é uma marca que nasceu no esporte, dessa forma, fortalecer e incentivar a prática esportiva é o nosso principal desejo e objetivo. 

O crescimento da corrida no país faz com que a nossa marca fique cada vez mais próxima do consumidor, acompanhando-o diariamente nas duas atividades físicas e, consequentemente, no seu lifestyle. 

Quando uma modalidade esportiva ganha mais adeptos, temos chance de apresentar toda nossa tecnologia de produtos para novos consumidores e engajá-los com nossas plataformas de ativações e serviços.

Quais são os principais canais de comunicação que a adidas utiliza para se conectar com a comunidade de corredores no Brasil? Há alguma estratégia específica para as redes sociais?
Trabalhamos a nossa comunicação de forma 360º, em mídias online e offline. Nos conectamos com nosso consumidor a partir das campanhas de marketing; via time de atletas patrocinado, parceiros culturais e influenciadores, além de várias ativações pensadas para as lojas físicas e digital. 

Obviamente, temos uma presença muito forte no digital, com destaque para o perfil da marca no Instagram de @adidasbrasil que acumula mais de 5.3 milhões de seguidores orgânicos.

A adidas tem investido em programas de incentivo à corrida ou parcerias com grupos de corrida e assessorias esportivas no Brasil? Se sim, poderia nos dar alguns exemplos?
Sim. Acreditamos na força da comunidade e, por isso, apoiamos assessorias esportivas e grupos locais em diversas cidades do Brasil. 

Através do aplicativo adidas Running, os corredores podem fazer parte da comunidade de adidas Runners, de maneira gratuita, tendo acesso a experiências e oportunidades exclusivas. 

Além disso, promovemos treinos abertos e eventos especiais, como os realizados no Rio de Janeiro no período da Maratona, para incentivar a prática do esporte e aproximar ainda mais a marca dos corredores.

Olhando para o futuro, quais são as tendências no universo da corrida que a adidas está observando e como a marca pretende se posicionar para capitalizá-las?
Temos observado uma popularização cada vez maior da corrida e isso passa muito pela necessidade das pessoas em se conectarem umas com as outras. Hoje, os grupos esportivos são vistos também como um local de criar relacionamentos. 

Nós sempre trabalhamos para oferecer espaços e atividades em que as pessoas possam se conectar, seja por meio das comunidades de corrida, pelo suporte a assessorias ou pela nossa comunidade adidas Runners. 

Podemos dizer que essa é uma tendência que sempre esteve no nosso radar, mas que continuaremos a trabalhar para oferecer cada vez o melhor para os corredores.

Para finalizar, qual é a mensagem principal que a adidas Running quer transmitir aos corredores brasileiros hoje?
Estamos ao lado de quem corre em cada passo, seja no começo da jornada, seja na busca por novos desafios para a mais alta performance. 

Queremos inspirar mais pessoas a se conectarem com o poder transformador da corrida e mostrar que o esporte tem o poder de mudar vidas.

Por: Poder360

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