• Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Abrapa divulga primeiro relatório da safra 2025/2026 com plantio em ritmo acelerado e projeções positivas para exportações

Levantamento aponta redução de área na nova safra, recorde produtivo em 2024/25, avanço das exportações e crescimento dos estoques no Brasil.

Levantamento aponta redução de área na nova safra, recorde produtivo em 2024/25, avanço das exportações e crescimento dos estoques no Brasil. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) divulgou o primeiro relatório da safra 2025/2026. O documento traz um panorama atualizado do plantio no País, do encerramento do beneficiamento da safra anterior, além das perspectivas para exportações, consumo doméstico, estoques e o cenário internacional do algodão. Ainda segundo o boletim, a semeadura da nova safra já está em andamento e avança em ritmo consistente, especialmente nos estados produtores de algodão segunda safra, favorecida pela colheita mais rápida da soja em Mato Grosso.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Tecnologia diferencia cafés por região e detecta adulterações com rapidez e baixo custo
    Tecnologia diferencia cafés por região e detecta adulterações com rapidez e baixo custo
    Para a nova safra, a área plantada de algodão no País deverá apresentar redução de 5,5%, totalizando 2,052 milhões de hectares. O movimento reflete ajustes de produtores diante do cenário de mercado e custos de produção. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Exportações As exportações brasileiras de algodão mantiveram desempenho expressivo. Em dezembro de 2025, o Brasil exportou 452,5 mil toneladas, com receita de US$ 707,4 milhões. O volume embarcado foi recorde para o mês, 28,2% superior ao registrado em dezembro de 2024. A China liderou como principal destino, respondendo por 32% do total exportado no mês. No acumulado de agosto a dezembro de 2025, o país asiático também ocupou a primeira posição, com 364,0 mil toneladas, equivalente a 26% do total embarcado. Para a safra 2025/26, a projeção das exportações é de 3,2 milhões de toneladas, alta de 13% em relação ao último ano comercial. Consumo doméstico O relatório aponta recuperação gradual do mercado interno. A produção têxtil acumulou crescimento de 6,8% entre janeiro e novembro de 2025, enquanto a produção de vestuário avançou 0,7% no mesmo período. Estoques sobem no Brasil Com a combinação de produção e exportações elevadas, os estoques finais de algodão no Brasil seguem em trajetória de alta. Para julho de 2026, os estoques são projetados em 835 mil toneladas, crescimento de 65% em relação à safra anterior. Cenário internacional: produção global cresce e consumo segue estável No cenário global, o relatório mensal do USDA, divulgado em 12 de janeiro de 2026, projeta produção mundial de 26,0 milhões de toneladas na safra 2025/26, alta de 0,8% em relação à safra anterior. Entre os principais produtores, destacam-se aumentos de oferta na China, no Brasil e na Índia, enquanto Austrália, Turquia e Estados Unidos devem registrar redução na produção. O consumo global foi estimado em 25,89 milhões de toneladas, mantendo-se praticamente estável. Acesse o Relatório de Safra completo e veja todas as informaçõesFonte: Abrapa VEJA TAMBÉM:
  • Mercosul e União Europeia assinam acordo histórico e beneficiará exportações de frutas frescas
  • Safra mundial de trigo deve ser recorde; no BR, estoque de passagem pode ser o maior desde julho/19
  • Brasil pode ter novo recorde nas exportações de carne bovina em 2026, apesar cotas da China, diz Abiec
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: