A final do Bocal de Ouro ocorre neste sábado (25/04), nas pistas da Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS), reunindo os melhores conjuntos da principal seletiva ao Freio de Ouro do ciclo 2026. Realizado entre os dias 20 e 25 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil, a etapa seleciona oito machos e oito fêmeas para a grande final na Expointer.
Ao todo, 96 conjuntos (48 machos e 48 fêmeas), participam das disputas. “Não tenho dúvidas de que será o ápice do nosso processo que coroa alguns dos animais mais importantes do ciclo. As classificatórias contaram com médias altíssimas, então esperamos uma seletiva altamente competitiva”, destaca André Luiz Narciso Rosa, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Os conjuntos disputam durante a competição provas de Morfologia, Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas (VSP) e Esbarradas, Bayard/Sarmento, Mangueira I e II e Campo I e II. No último dia, também será realizada a 2ª edição da Corrida Night Run do Cavalo Crioulo, que já conta com 300 inscritos.
A classificatória em Esteio é promovida pela ABCCC e transmitida pelo canal do Youtube da associação. O julgamento das fêmeas está sob responsabilidade dos jurados Cláudio Neto de Azevedo, Douglas Leite Gonçalves e Telmo de Oliveira Peixoto, enquanto o dos machos está a cargo de Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Comiotto e Luiz Martins Bastos Neto. O jurado reserva é João Luis Arisio.
Conforme o calendário de seletivas da ABCCC, mais cinco classificatórias para o Freio de Ouro serão realizadas até julho de 2026: Gaúcha Sul e Norte, Regiões (5, 7 e 8), Aberta em Esteio, e a do Uruguai, em Montevidéu.
O ciclo do Freio de Ouro do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de Banrisul, Bayer, Florestal, John Deere, Supra e Vetnil.
Programação:Sexta-feira (24/05)
Leilão da Estância Quaraci
Sábado (25/04)





