A 99Food, plataforma de entrega de comida, retorna ao mercado em junho de 2025. Terá como meta a expansão para restaurantes que não oferecem serviço de entrega por aplicativo. O diretor de Comunicação da empresa, Bruno Rossini, 41 anos, disse ao Poder360 que 30% dos estabelecimentos do setor estão fora desse tipo de comodidade. São cerca de 400 mil empreendimentos.
A 99Food abriu cadastro para inscrição de restaurantes na 3ª feira (29.abr.2025) com isenção de taxas, que vai durar pelo menos 2 anos. Segundo Rossini, isso permitirá a restaurantes terem “preços de entrega que sejam os mesmos dos menus das lojas ou no balcão de atendimento”.
O relançamento da 99Food em junho será a 2ª tentativa da 99 no mercado de delivery. A empresa havia lançado uma plataforma de entregas em 2019, suspensa em abril de 2023.
Bruno Rossini afirmou que a 99Food deixou de operar naquela época por considerar o segmento desfavorável. Mas, segundo ele, as regras melhoraram atualmente.
Em 2021 o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu impedir contratos de exclusividade do iFood, líder no mercado. Em 2023, determinou que a exclusividade pode existir de forma limitada.
“As plataformas digitais […] acabam virando uma verdadeira máquina de promoção e aquisição de clientes [para restaurantes]”, declarou Rossini.
O mercado de delivery movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2024, com crescimento de 15% em relação ao ano anterior, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A estratégia da 99Food de isenção de taxas pode abrir espaço para a empresa em um setor dominado pelo iFood, que detém aproximadamente 80% do mercado brasileiro.
Assista à entrevista (33min34s):
A empresa chinesa DiDi Chuxing, dona da 99, atua na entrega de comida no México e é líder de mercado. “A gente faz milhões de entregas por mês, tem mais de 700 mil restaurantes cadastrados na nossa plataforma”, disse Rossini.
Leia abaixo trechos da entrevista: