• Segunda-feira, 3 de novembro de 2025

64% dos moradores do Rio aprovam megaoperação, diz Quaest

Maioria considera a medida um “sucesso”; ação deixou 121 mortos, sendo 4 deles policiais.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado neste domingo (2.nov.2025) mostrou que 64% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro aprovam a operação ContençãoEm contrapartida, 27% dos fluminenses desaprovam a ação, enquanto 6% não aprovam, nem desaprovam e 3% não sabem ou não responderam.

A ação policial foi realizada no dia 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão. Deixou 121 mortos, sendo considerada a mais letal do Brasil

A pesquisa também indica que 58% dos moradores do Estado consideraram a operação “um sucesso”, contra 32% que a avaliam como “um fracasso”e 6% que afirmam que “depende”. Outros 4% não souberam responder.

A pesquisa foi feita nos dias 30 e 31 de outubro. A Genial/Quaest entrevistou 1.500 moradores do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 13,6 MB). 

A pesquisa também questionou se a polícia deveria realizar mais operações do tipo em favelas: 73% concordam, contra 22% que dizem que não. Percentuais representam uma diferença de 51 pontos percentuais. 

Eis um balanço da operação Contenção, que mirou traficantes do CV (Comando Vermelho), de acordo com dados da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro:

Em relação aos 113 presos durante a operação, cerca de 40% não são do Rio de Janeiro. A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que há suspeitos de 8 Estados fora do Rio, incluindo Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, detalhou, na 6ª feira (31.out), citando os apelidos, que entre os mortos na operação estavam chefes do tráfico de diferentes Estados:

Entre os 117 que morreram, 39 são de outros Estados:

Leia mais: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: