O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou no domingo (2.nov.2025) que o governo chinês “sabe as consequências” de uma investida contra a ilha chinesa de Taiwan.
Em entrevista ao canal norte-americano CBS News, Trump foi perguntado se enviaria tropas para retaliar uma ofensiva chinesa contra o governo de Taiwan. Disse: “Você vai descobrir se isso acontecer, e ele [Xi Jinping] entende a resposta para essa pergunta”. Instigado a elaborar a resposta, declarou:“Não posso revelar meus segredos”.
Trump disse que a China não fará qualquer movimento em relação a Taiwan enquanto o republicano estiver à frente da Casa Branca.
A tensão entre Pequim e o governo de Taiwan não foi assunto no encontro entre o chefe da Casa Branca e o presidente da China, Xi Jinping (PCCH), na Coreia do Sul na 5ª feira (30.out).
O governo chinês não leva discussões sobre Taiwan a outros países. Pequim considera a ilha parte integral de seu território e afirma que questões relativas à província são assuntos internos chineses.
Em 17 de outubro, o governo chinês manifestou insatisfação com a Casa Branca em relação a um apoio financeiro a Taiwan.
A China pediu que os EUA parem de interferir no que definiu como “assuntos internos” chineses e cessem o envio de “sinais equivocados” às forças separatistas na ilha de Taiwan.
A declaração foi uma resposta a uma lei aprovada pelo Senado norte-americano que destina US$ 1 bilhão em ajuda militar para Taiwan e cita a possibilidade de a ilha participar de exercícios militares.





