• Quarta-feira, 17 de setembro de 2025

41% dos brasileiros são contra a anistia, diz Genial/Quaest

Segundo a pesquisa, 36% dos entrevistados são favoráveis a perdão para todos, incluindo Bolsonaro; 10% concordam com anistia restrita a manifestantes do 8 de Janeiro.

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (17.set.2025) mostra que 41% dos brasileiros são contra a concessão de anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para outros condenados por tentativa de golpe e envolvimento nos atos do 8 de Janeiro de 2023.

Já 36% são favoráveis a uma anistia para todos, incluindo Bolsonaro, enquanto 10% concordam com perdão limitado aos manifestantes que invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília em janeiro de 2023. Outros 13% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 2,3 MB).

A Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2.004 eleitores brasileiros de 12 a 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articula no Congresso um PL (Projeto de Lei) para conceder anistia aos condenados e acusados por tentativa de golpe de Estado.

Um dos projetos em debate defende uma “anistia ampla, geral e irrestrita”, incluindo Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal).  Ele já cumpre prisão domiciliar em Brasília desde 4 de agosto.

Outra proposta, costurada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), reduziria as penas, sem conceder perdão aos condenados.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para esta 4ª feira (17.set) uma reunião de líderes para discutir o tema. A expectativa da oposição é de que a urgência do seja votado no mesmo dia.

Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: