• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Zelensky anuncia reuniões de alto nível para o início de janeiro

1º encontro será neste sábado (3.jan), com 15 países confirmados, segundo o presidente ucraniano.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), anunciou na 5ª feira (1º.jan.2026) que uma série de reuniões de alto nível está agendada para o início de janeiro, com o objetivo de pôr fim à guerra em seu país, que está para completar 4 anos.

Em uma publicação na rede social X, Zelensky disse que o Ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, está em contato com diversos parceiros importantes, dos Estados Unidos e de toda a Europa, enquanto Kiev busca preparar novos formatos e sediar reuniões nos próximos dias.

A 1ª reunião está agendada para sábado (3.jan), em que os conselheiros de segurança nacional e integrantes do gabinete da Ucrânia deverão se encontrar. Representantes europeus e autoridades norte-americanas também devem participar do encontro por videoconferência.

“No dia 3 de janeiro, haverá uma reunião de conselheiros de segurança nacional na Ucrânia. Esta é a 1ª reunião desse tipo no país e tem como foco a paz”, escreveu Zelensky no X. “Representantes europeus estarão presentes, e esperamos que a equipe norte-americana participe on-line. 15 países confirmaram sua participação, junto com representantes de instituições europeias e da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], acrescentou.

Apenas 2 dias depois, Kiev planeja realizar outra reunião local envolvendo altos funcionários da defesa e das Forças Armadas para discutir a questão das garantias de segurança caso o acordo se concretize.

“Em seguida, no dia 5 de janeiro, haverá uma reunião das Forças Armadas –chefes de Estado-Maior. A principal questão é a garantia de segurança para a Ucrânia”, anunciou o presidente ucraniano. “Politicamente, quase tudo está pronto, e é importante analisar cada detalhe de como as garantias funcionarão no ar, em terra e no mar –caso consigamos pôr fim à guerra. E este é o objetivo fundamental para todas as pessoas comuns”, disse Zelensky.

O líder ucraniano acrescentou ainda que a chamada Coligação dos Dispostos planeja realizar sua 1ª reunião do ano em 6 de janeiro na França, enquanto a Europa busca reforçar as defesas da Ucrânia contra ataques russos. “Estamos nos preparando agora para garantir que a reunião seja produtiva, que o apoio aumente e que haja maior confiança política tanto nas garantias de segurança quanto no acordo de paz. Agradeço a todos que estão nos ajudando”, afirmou.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: