• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

BYD deve ultrapassar Tesla em venda anual de carros elétricos

Fabricante chinesa vendeu 2,25 milhões de modelos, 28% a mais que em 2024, enquanto Tesla deve registrar 1,65 milhão.

A BYD registrou crescimento mais lento nas vendas de veículos elétricos em 2025 (leia mais abaixo), mas deve ultrapassar a Tesla como líder mundial no segmento. Na 5ª feira (1º.jan.2026), a montadora chinesa anunciou que comercializou mais de 2,25 milhões de carros movidos a bateria em 2025, um aumento de quase 28% em relação a 2024.

A Tesla, que divulgará seus números totais de vendas para 2025 nesta 6ª feira (2.jan), deve reportar aproximadamente 1,65 milhão de veículos vendidos no período, conforme estimativas de analistas publicadas pela própria empresa na semana passada. Leia a íntegra do relatório da BYD em inglês (PDF – 221 KB).

Segundo reportagem do Wall Street Journal, a BYD está prestes a superar a Tesla pela 1ª vez em vendas anuais, impulsionada principalmente pelo forte crescimento na Europa.

A Tesla enfrentou um ano desafiador. Seus novos produtos foram recebidos com ceticismo e as atividades políticas de seu CEO, Elon Musk, produziram efeitos negativos para a empresa. Musk ocupou por pouco mais de 4 meses o cargo de conselheiro especial do Doge (Departamento de Eficiência Governamental) no governo do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano).

A BYD tem expandido sua presença internacional, especialmente na América Latina, Sudeste Asiático e partes da Europa, mesmo com as altas tarifas impostas por muitos países sobre veículos elétricos chineses.

No entanto, o crescimento total da BYD desacelerou para 7,7% em 2025, o ritmo mais fraco em 5 anos, enquanto a empresa enfrentava crescente concorrência na China, seu principal mercado, e um enfraquecimento de sua liderança tecnológica.

As vendas totais de dezembro caíram 18,3% em relação ao ano anterior, marcando a maior queda mensal em quase 2 anos.

Para o ano de 2025, as vendas de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in da BYD aumentaram para 4,6 milhões de unidades, atingindo sua meta reduzida.

A empresa chinesa havia diminuído sua meta de vendas para 2025 em 16% à medida que as vendas domésticas enfraqueceram a partir de julho, com a concorrência imposta pela Geely e pela Leapmotor.

O presidente da BYD, Wang Chuanfu, reconheceu em uma conferência com investidores em dezembro que as vendas domésticas da empresa caíram em 2025 com o enfraquecimento de sua liderança tecnológica. Prometeu grandes inovações em 2026, sem entrar em detalhes.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: