A em São José dos Campos (SP), ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (17/9). O jornalista , que integraria a mesa de abertura do festival, anunciou que está deixando a curadoria do evento em protesto contra o cancelamento da participação de Milly.
O episódio começou após declarações da jornalista no podcast Louva a Deusa, em julho, em que criticou o conceito de família tradicional: “Família é um núcleo produtor de neurose. Essa família tradicional, branca, conservadora, brasileira… Isso é um horror. É a base do fascismo”. O trecho viralizou e provocou reação negativa nas redes sociais.
Leia também
Milly havia sido convidada pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), responsável pelo Parque Vicentina Aranha, para compor a mesa de abertura junto com Xico Sá e o escritor Cuti. Antes do cancelamento, os três participaram de reunião online para alinhar temas e detalhes do evento.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Reprodução/YouTube
![]()
2 de 3 Milly Lacombe Reprodução/Instagram
![]()
3 de 3 Xico Sá Reprodução/EBC
O prefeito Anderson Farias confirmou a suspensão da participação de Milly, após pressões políticas de vereadores locais. A AFAC reforçou em nota que a decisão foi tomada em “comum acordo com a convidada”, visando preservar “a integridade de todos os envolvidos”.
Em resposta, Xico Sá classificou a medida como censura e desrespeito, optando por se afastar da organização do festival.