• Sexta-feira, 6 de junho de 2025

Vou participar do G7 antes que Trump anexe o Canadá, diz Lula

Para o chefe do Executivo, presidente norte-americano tem o direito de fazer o que quiser, mas dentro de seu país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (5.jun.2025) que pretende participar da Cúpula do G7 antes que o líder norte-americano, Donald Trump (republicano), anexe o Canadá, a Groelândia e o Canal do Panamá.

O evento que reúne os líderes das 7 maiores economia do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), está marcado para ser realizado em Kananaskis, cidade canadense da província de Alberta, de 15 a 17 de junho.

Há a possibilidade de uma reunião entre Lula e Trump. O Ministério das Relações Exteriores aguarda, no entanto, um convite oficial, que ainda não foi enviado ao Brasil.

O petista criticou também o aumento da taxação de tarifas de importação de aço e alumínio de 25% para 50% assinado na 3ª feira (3.jun) pelo republicano. O Brasil deve ser um dos mais afetados, pois os norte-americanos são o maior comprador de aço brasileiro e o 2º maior de alumínio.

Segundo o governo Trump, a medida quer proteger as indústrias americanas de práticas comerciais consideradas desleais pela administração. A decisão tem como base a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962, que autoriza o presidente a ajustar importações quando há ameaça à segurança nacional.

“Vou participar do G7 antes que os Estados Unidos anexem o Canadá com o Estado norte-americano. Vou aproveitar esse pouco tempo de respiro que o Canadá tem como Estado soberano, porque o homem [referindo-se a Donald Trump]… Ninguém disse para ele que ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos, que é direito dele fazer o que ele quiser dentro da área do país dele? Agora, querer tomar a Groelândia, o Canal do Panamá, o Canadá, e ainda querer taxar todos os países como se ele fosse dono do comércio mundial, aí já é demais. É preciso que a gente leve em conta que a gente precisa do multilateralismo, de mais conversa, mais mesa de negociação e de menos bravata”, declarou o petista.

Lula mencionou a “empreitada” que está fazendo com outros países. Citou a reunião com os 15 países do Caribe, que será realizado quando retornar ao Brasil, o Brics, marcado para julho, e COP30, marcada para novembro.

“Nós estamos numa empreitada muito grande. Eu estou aqui na França, vou reunir os 15 países do Caribe quando eu voltar, depois vamos fazer os Brics em julho, no Brasil, depois vamos fazer a COP, e ainda marquei com o Macron uma reunião com os países africanos na Bahia, em novembro”, falou.

A cúpula do G7 é realizada anualmente e tem sede rotativa entre seus 7 integrantes plenos e a União Europeia –que representa os demais países do bloco além da Alemanha, França e Itália. Cabe ao país-sede enviar os convites aos líderes de outras nações para participarem da reunião.

Lula foi convidado pelo governo canadense e deve representar o Brasil na cúpula. O petista foi a 8 encontros do G7 (G8 até 2014) em seus 3 mandatos. Não foi convidado em 2004 e 2010.

Além de Lula, foram convidados para a cúpula no Canadá:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: