Um avião da Azul com cerca de 170 passageiros precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília (DF) na noite desta 5ª feira (07.ago.2025). Segundo a companhia aérea, a alteração na rota do voo que partiu de São Luís (MA) com destino a Campinas (SP) ocorreu devido a uma ameaça de bomba a bordo.
A empresa informou que o procedimento foi adotado para garantir a segurança de todos e que seguiu as orientações previstas para esse tipo de ocorrência. O pouso ocorreu às 20h45, de acordo com a Inframerica, administradora do terminal. O voo havia decolado na capital maranhense no fim da tarde e deveria chegar ao Aeroporto de Viracopos ainda na noite da 5ª feira, caso não houvesse desvios.
Segundo o G1, que teve acesso às notas divulgadas pela Azul, pela Inframerica e pela PF (Polícia Federal), todos os passageiros desembarcaram em segurança na capital federal. Após o pouso, a PF realizou varreduras no avião para verificar a possível existência de explosivos e iniciou investigação para identificar a autoria da ameaça. Um volume considerado suspeito, localizado no compartimento de cargas do avião, será submetido a análise técnica para determinar se contém algum tipo de artefato explosivo.
No entanto, até a madrugada desta 6ª feira (08.ago.2025), não havia confirmação sobre a presença de qualquer artefato explosivo. A Azul afirmou que oferecerá todo o suporte necessário aos clientes após a liberação das autoridades e reforçou que medidas como essa são indispensáveis para proteger passageiros e tripulação.
A Inframerica explicou que o protocolo de segurança foi ativado assim que recebeu a comunicação sobre o caso. A concessionária, responsável pela operação e manutenção do aeroporto, informou que apenas uma das pistas foi utilizada durante o atendimento à aeronave, permitindo que pousos e decolagens continuassem ocorrendo. A outra pista teve a operação suspensa temporariamente, sem causar impactos relevantes nos voos programados.
Um dia antes, na 4ª feira (6.ago), um outro avião da Azul quase colidiu com um da Air France, durante procedimento de taxiamento do Aeroporto de Guarulhos.
A batida foi evitada quando um piloto da companhia brasileira emitiu alerta para a aeronave francesa. “Air France, stop”, disse o piloto da Azul, logo depois dos pilotos da empresa europeia iniciarem o taxiamento.