A ONG Foro Penal confirmou a libertação de 8 presos políticos na Venezuela nesta 6ª feira (9.jan.2026). Entre os soltos estão a ativista Rocío San Miguel, o ex-candidato presidencial Enrique Márquez e os opositores Biagio Pilieri e Larry Osorio Chía.
A medida foi tomada pelo regime venezuelano, sob liderança interina de Delcy Rodríguez, um dia após o anúncio de que detidos seriam soltos.
As solturas representam menos de 1% dos mais de 800 presos políticos estimados pela organização, com outras instituições registrando até 1.000 detenções por participação em protestos após as eleições de 2024.
O movimento coincide com o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, publicado nesta sexta (9.jan), sobre a suspensão de ataques militares contra a Venezuela. Em post publicado na rede social Truth, Trump afirmou que a libertação sinaliza uma busca pela paz. “Por essa cooperação, cancelei a 2ª onda de ataques prevista”, escreveu o presidente norte-americano.
Mesmo com a suspensão da ofensiva, o governo americano manterá a presença militar na região. Navios de guerra dos EUA continuarão posicionados no mar do Caribe para assegurar o que Washington define como “ordem e proteção”.
Leia mais sobre a ofensiva norte-americana à Venezuela:





