• Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Veneza expulsa Greta da cidade após ativista tingir canal de verde

Sueca também foi multada em 150 euros; ato contra falta de consenso sobre combustíveis fósseis ocorreu no sábado (22.nov).

A ativista sueca Greta Thunberg e integrantes do grupo internacional Extinction Rebellion foram proibidos de entrar em Veneza por 48 horas, depois de tingirem de verde o Grande Canal da cidade italiana.

O protesto foi realizado no sábado (22.nov.2025), enquanto um documento era aprovado no desfecho da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém (PA), deixando de lado proposta do governo Lula de trazer um “mapa do caminho” para a transição energética.

Greta e os demais ativistas jogaram um corante ecológico em canais, rios, lagos e fontes de 10 cidades italianas, em ato contra a falta de consenso sobre os combustíveis fósseis. Em Veneza, uma faixa com a frase “Parem o Ecocídio” foi fixada na Ponte Rialto, famoso ponto turístico.

Além de ser expulsa da cidade, Greta também foi multada em 150 euros (R$ 933). As autoridades locais classificaram a manifestação em Veneza como “mais um ato de vandalismo” que prejudica a população.

Assista aos vídeos do protesto publicados nas redes sociais:

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: