Um motorista atropelou uma multidão durante um festival filipino em Vancouver, no Canadá, às 20h no sábado (26.abr.2025), horário local, 0h deste domingo (27.abr) no Brasil. Pelo menos 9 pessoas morreram. O condutor do veículo foi detido pelas autoridades e não teve sua identidade divulgada.
Segundo a rede canadense de televisão aberta CBC, o suspeito é um homem com aproximadamente 30 anos. Segundo o chefe interino da polícia de Vancouver, Steve Rai, ele estava sozinho e já era “conhecido” das autoridades por “outras circunstâncias”.
O incidente se deu quando a comunidade filipina no Canadá estava reunida para as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, evento que homenageia o chefe indígena com o mesmo nome, que se opôs à colonização espanhola no país e liderou a vitória sobre as forças colonizadoras comandadas pelo português Fernão de Magalhães.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, o Consulado Geral das Filipinas em Vancouver se solidarizou com as vítimas do incidente e disse que, enquanto esperam por mais informações sobre o atropelamento, “rezam para que a comunidade permaneça forte e resiliente”.
O Consulado trabalhará com as autoridades canadenses para seguir com uma “investigação completa”, disse o presidente das Filipinas, Bongbong Marcos. Números de assistência foram disponibilizados pelo Consulado das Filipinas em Vancouver para prestar suporte aos integrantes da comunidade local.