O governo de Donald Trump (Partido Republicano) tem o pior índice de aprovação aos 100 dias em 80 anos da série histórica. Segundo dados da pesquisa feita pelo instituto Ipsos e divulgada pela ABC News e o Washington Post, apenas 38% dos norte-americanos aprovam o trabalho do republicano. O governo completa 100 dias na 3ª feira (29.abr.2025).
Antes, a marca de pior aprovação dos 100 dias de um presidente era de Harry Truman (Partido Democrata), em 1945. No seu 1º governo, em 2017, Trump atingiu 42% de aprovação no mesmo período.
O número representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação a fevereiro. Além disso, 55% dos entrevistados disseram que desaprovam a administração Trump.
O Ipsos entrevistou 2.464 adultos por meio de um questionário on-line aplicado de 18 a 22 de abril em inglês e espanhol. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Leia a íntegra da pesquisa, em inglês (PDF – 514 kB).
A economia é o tema em que Trump tem a pior avaliação: 61% desaprovam o seu trabalho na área. O republicano também tem altas taxas de desaprovação na condução das relações com outros países (61%), nas tarifas de importação (64%) e na “recente turbulência no mercado de ações” (67%).
O sentimento de incerteza também é refletido na percepção sobre o mercado financeiro. Segundo a pesquisa, 72% dos norte-americanos acreditam que é “provável” que as políticas de Trump causem uma recessão a curto prazo.
As avaliações negativas vão além da economia. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados disse que o governo Trump evita cumprir ordens judiciais federais, e 64% disseram que ele está indo “longe demais” ao tentar “expandir o seu poder presidencial”. Há ainda 62% que acreditam que ele não respeita o Estado de Direito.