Vaticano: papa está estável e retoma aos poucos o ritmo de trabalho
Segundo o Vaticano, a situação do papa Francisco é estável, com leves melhorias nos aspectos motores, respiratórios e vocais
O informou, na manhã desta terça-feira (8/4), que a “situação do é estável, com leves melhorias nos aspectos motores, respiratórios e vocais”. na Praça de São Pedro, .
O cardeal segue se recuperando, há mais de duas semanas, na Casa Santa Marta, de “bom humor”, acrescentou o Vaticano.
“Descanso, oração, concelebração todas as manhãs na capela do segundo andar, depois alguns telefonemas, como o fluxo habitual de videochamadas para a paróquia de Gaza, trabalham com os Dicastérios por meio da troca de telefonemas e documentação”, relata a Santa Sé.
Ainda de acordo com o Vaticano, a retomada gradual dos encontros começou ontem, quando o papa recebeu o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, em Santa Marta. Foi até agora o único encontro que ele teve após a alta da Policlínica Gemelli, em Roma.
Os médicos destacam que “a infecção pulmonar ainda está presente, mas diminuindo ligeiramente”.
“O repouso contínuo não não foi interrompido, e o pontífice move-se sempre dentro dos limites das prescrições indicadas pelos médicos que o assistem. Também a escolha de ir à praça há dois dias foi certamente feita no âmbito de sugestões médicas, mas certamente surgiu de um desejo do papa de participar neste momento de proximidade com os peregrinos doentes”, informou o Vaticano.
O pontífice segue fazendo o uso diário da oxigenação, com alto fluxo apenas durante as horas noturnas e “conforme necessário”, ou seja, quando solicitado.
O quadro também permanece estagnado do ponto de vista dos exames clínicos. Não há informações sobre quaisquer exames ou raios X realizados no papa esta semana. A Sala de Imprensa confirma, ainda, a continuidade da terapia farmacológica e da fisioterapia motora e respiratória.
Por: Metrópoles