• Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Validação biométrica de conta ouro do Gov.br dificulta golpes

São disponibilizados mais de 4.500 serviços públicos digitais no portal de serviços do governo. Leia no Poder360

O portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, registrou na 5ª feira (3.abr.2025) mais de 67,55 milhões de contas de brasileiros com nível ouro de segurança.  

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é a 1ª vez que esse número ultrapassa a quantidade de contas de nível bronze (67,53 milhões de brasileiros). O último nível de confiabilidade da conta é obtido automaticamente logo que o cidadão preenche um formulário simples no aplicativo Gov.br e tem seus dados validados na Receita Federal ou no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ao todo, são 166 milhões de usuários dos 3 níveis (ouro, prata e bronze) da plataforma de serviços digitais do governo federal.

A conta Gov.br é gratuita e está liberada para todos os brasileiros. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar a vida das pessoas e evitar deslocamentos desnecessários a locais físicos, quando o acesso a serviços pode ser feito no formato digital. 

A conta Gov.br tem 3 níveis de segurança: ouro, prata e bronze. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta.  

Os níveis são diferenciados pelas seguintes características:

Dentro da estratégia de governança digital, são oferecidos mais de 4.500 serviços públicos digitais no Gov.br. Só os usuários com a conta ouro podem acessar todos os serviços.

Entre eles, por exemplo, o cidadão pode:

Na plataforma, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como empreendedor, trabalhador, aposentado, estudante ou turista.

A conta ouro tem o nível máximo de segurança na validação de dados dos usuários, o que protege as informações pessoais e pode evitar fraudes. Esse nível exige reconhecimento facial.

No momento em que se faz a biometria facial, usando a câmera de seu celular ou de um computador para confirmar a identidade, a foto precisa ser comparada com uma base de dados para haver o reconhecimento facial.

No Gov.br, a comparação é feita com o conjunto de informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral); pelo QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com o ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Este último sistema permite a emissão de certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.

Entre os serviços que tratam de dados mais sensíveis e, por isso, precisam de segurança reforçada de nível ouro estão:

Há duas formas para uma pessoa ter uma conta Gov.br: criá-la na internet ou pelo aplicativo Gov.br.

O cadastro a partir do download do aplicativo no smartphone ou tablet deve ser feito da seguinte forma:

O nível de conta bronze é concedido imediatamente.

Para subir do nível bronze para o prata é preciso fazer o reconhecimento facial para conferência da fotografia capturada com a foto registrada na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também é possível validar os dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Gov.br.

E para ter uma conta ouro é necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil.

O MGI disponibiliza um site para tirar dúvidas sobre a conta Gov.br.

Com as informações Agência Brasil.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: