• Quinta-feira, 28 de maio de 2026

União Europeia diz outro NÃO à carne bovina brasileira

Brasil teve tempo suficiente para cumprir as normas sanitárias europeias, agora corre contra o tempo para se regularizar

Por que as autoridades da agropecuária brasileira não falam a verdade sobre a carne bovina que a União Europeia está bloqueando?

Os europeus disseram mais um NÃO ao governo brasileiro sobre a entrada da carne bovina no continente, enquanto não forem obedecidas as regras sanitárias exigidas.

No dia 12 de maio, a União Europeia retirou o Brasil da relação de países autorizados a exportar produtos de origem animal, como carnes bovina e de frango, ovos e mel a partir de 3 de setembro.

O governo se mostrou indignado com a decisão dos europeus, mas logo em seguida soube-se que na primeira semana de abril o Brasil havia recebido um aviso e uma cobrança sobre questões sanitárias exigidas no acordo com o Mercosul.

Na verdade, desde quando foi assinado o primeiro acordo com a União Europeia, em outubro de 2024, o Brasil sabia que era proibido o uso de antimicrobianos nos animais.

Incompreensível porque as autoridades não tomaram as devidas providencias! Na última recente tentativa o Brasil propôs seguir as normas europeias de forma gradual, se adequando 100% até 2029. Resposta imediata, NÃO!

O vice-presidente Geraldo Alkimin afirmou que o Brasil está preparando todos os documentos que serão entregues aos europeus. Vamos aguardar!

Talvez, por motivos como esses, Japão e Coreia do Sul ainda não disseram SIM à carne bovina brasileira.

Nessa quarta e quinta, o Senado e a Câmara dos Deputados votam o Desenrola do Agro. Depois vem o seguro rural que deixa 95% do agropecuarista à céu aberto. Já se sabe que o fenômeno El Niño vai chegar rasgando.

Itatiaia Agro
Valdir Barbosa

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: