O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), pediu à UE (União Europeia) que imponha tarifas de até 100% à China e à Índia por causa da compra de petróleo russo por esses países. A medida tem como objetivo pressionar o presidente da Rússia, Vladimir Putin (independente), a pôr fim à guerra na Ucrânia.
De acordo com o jornal Financial Times, Trump fez a exigência depois de participar de uma reunião na 3ª feira (9.set.2025) entre altos funcionários dos EUA e da UE, em Washington. Eles discutiram maneiras de aumentar o custo econômico da guerra para a Rússia.
“Estamos prontos para agir, prontos para agir agora mesmo, mas só faremos isso se os nossos parceiros europeus nos apoiarem”, disse uma autoridade norte-americana, segundo o jornal.
Uma outra autoridade disse que os EUA estão preparados para “espelhar” quaisquer tarifas impostas pela UE à China e à Índia, o que poderia levar a um novo aumento nas taxas norte-americanas sobre as importações de ambos os países.
A proposta de Trump surge no momento em que a Casa Branca está frustrada com a dificuldade de negociar um acordo de paz e com os ataques aéreos cada vez mais agressivos da Rússia contra a Ucrânia.
“A visão [de Trump] é que a abordagem óbvia é: vamos todos impor tarifas drásticas e mantê-las até que os chineses concordem em parar de comprar petróleo [da Rússia]. Realmente, não há muitos outros lugares para onde o petróleo possa ir”, disse uma fonte ao Financial Times.
Trump disse a jornalistas, na 3ª feira (9.set), que espera falar com Putin “nesta semana ou no início da próxima”. A decisão de Trump se dá depois de o presidente chinês, Xi Jinping, de Putin e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, consolidarem seus laços em uma cúpula no dia 31 de agosto.
Trump já aumentou as tarifas sobre as importações indianas para 50% por causa das compras de petróleo russo. Em abril, o republicano também aumentou drasticamente as tarifas sobre as importações chinesas, mas as reduziu em maio, depois de uma forte reação negativa do mercado.
A Suprema Corte dos EUA declarou na 3ª feira (9.set) que julgará a validade das tarifas comerciais impostas por Trump a 94 países. Porém, a sentença não tem efeito sobre tarifas impostas com justificativas políticas, como as aplicadas contra o Brasil e a Índia.