Ativistas do GSF (Global Sumud Flotilla) disseram que um drone atingiu nesta 4ª feira (10.set.2025) um navio britânico do grupo no porto de Sidi Bou Said, na Tunísia. O disparo teria sido feito um dia depois de os integrantes relatarem que outras embarcações da organização sofreram ataque similar no mesmo local.
A GSF é uma iniciativa internacional que visa a transportar suprimentos essenciais para Gaza. Segundo seus representantes, o disparo danificou o convés superior da embarcação, mas nenhum tripulante ou passageiro ficou ferido. O grupo divulgou um vídeo no Instagram em que mostra um objeto luminoso atingindo o barco antes do fogo se espalhar.
As autoridades da Tunísia classificaram os relatos do 1º ataque como falsos. Já a GSF, que publicou imagens do que seria o ataque (assista abaixo) atribuiu a responsabilidade pelo ataque a Israel.
Israel mantém o bloqueio naval a Gaza desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle do território. As autoridades israelenses afirmam que a medida é necessária para impedir o contrabando de armas. O bloqueio permanece durante o atual conflito, iniciado em outubro de 2023.
A GSF informou que uma investigação sobre o incidente está em andamento. “Esses ataques repetidos ocorrem durante a intensificada agressão israelense contra os palestinos em Gaza e são uma tentativa orquestrada de distrair e descarrilar nossa missão. A GSF continua inabalável”, disse a organização, via comunicado oficial.