O secretário do Interior dos Estados Unidos, Doug Burgum, anunciou na 5ª feira (20.mar.2025) medidas para abrir mais áreas para exploração de petróleo e gás e para suspender as restrições à construção de um gasoduto de GNL (Gás Natural Liquefeito) no Alasca.
As medidas seguem o decreto do presidente Donald Trump (Partido Republicano) destinado a remover barreiras ao desenvolvimento energético no Estado.
Burgum disse que a agência planeja reabrir 82% da Reserva Nacional de Petróleo do Alasca que estão disponíveis para arrendamento e a Planície Costeira de cerca de 600 mil hectares do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico para exploração de petróleo e gás.
Também afirmou que o governo revogará restrições sobre algumas áreas, o que abriria caminho para o projeto proposto da Ambler Road e do Gasoduto de Gás Natural Liquefeito do Alasca.
“Chegou a hora de os EUA abraçarem os recursos abundantes e em grande parte inexplorados do Alasca como um caminho para a prosperidade da nação, incluindo os habitantes do Alasca“, disse Burgum.
O governador do Alasca, Mike Dunleavy (Partido Republicano), e a bancada do Estado no Congresso têm pressionado por uma reversão das políticas de desenvolvimento de recursos do Alasca do governo de Joe Biden (Partido Democrata).
Algumas nações indígenas do Alasca também reivindicaram o direito de explorar recursos e receberam bem o anúncio.
Leia mais:
por Valerie Volcovici