O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha absolveu Daniel Alves da acusação de estupro relacionada a um caso em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. A decisão unânime, divulgada nesta 6ª feira (28.fev.2025), foi tomada por um colegiado composto por 3 juízas —María Àngels Vivas, Roser Bach e María Jesús Manzano— e 1 juiz —Manuel Álvarez.
A sentença divulgada nesta 6ª feira (28.fev.2025), a qual o Poder360 teve acesso, considerou que o texto apresentado pela defesa da vítima possui “deficiências avaliativas que impedem o compartilhamento da avaliação do tribunal de primeira instância e da conclusão a que chega”. Eis a íntegra da resolução, em espanhol (PDF – 688kB).
A sentença indicou falta de fiabilidade no depoimento do denunciante e especifica que, diante das “insuficiências probatórias”, concorda com a revogação do texto, uma resolução de absolvição e anulação das medidas cautelares adotadas. A decisão apontou ainda que a “prova realizada não se pode concluir que tenham sido ultrapassados os padrões exigidos pela presunção de inocência” e lembra que as condenações exigem um “cânone de motivação reforçado”.