O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), negocia um acordo que permitirá controle norte-americano sobre o algoritmo do TikTok e seu conselho administrativo.
A proposta é empresas norte-americanas controlarão o sistema que define o conteúdo exibido aos usuários e cidadãos dos EUA ocuparão 6 das 7 cadeiras do conselho supervisor da plataforma no país. A informação foi divulgada pelo jornal Politico neste sábado (20.set.2025).
Um ponto central da negociação é a manutenção do algoritmo do TikTok após a possível venda das operações norte-americanas pela ByteDance, empresa chinesa proprietária do aplicativo. Atualmente, a administração Trump negocia a venda da participação da companhia.
O chefe da Casa Branca vem assinando decretos que adiam o fim da operação do TikTok no país. O prazo já foi adiado 4 vezes. Já foi acordado que a Oracle será responsável pelos dados e pela segurança do aplicativo.
Na sexta-feira (19.set), Trump e o presidente chinês Xi Jinping (PCCh) conversaram por telefone sobre o acordo, informou o republicano.
Após a conversa com Xi, Trump afirmou que os líderes estão alinhados e que as tratativas sobre o assunto têm caráter “cooperativo”.