A atriz Débora Bloch, que interpreta a vilã Odete Roitman na novela “Vale Tudo”, da TV Globo, aderiu à mobilização para os atos contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia previstos para este domingo (21.set.2025).
Em vídeo divulgado neste sábado (20.set.2025), Bloch afirmou que “quem comete crimes tem que ser investigado, julgado e condenado; não interessa se é deputado, ministro ou presidente da República” – em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por plano de golpe de Estado.
Assista ao vídeo (1min45s):
Artistas de diferentes regiões do país estão se posicionando publicamente contra a contra anistia e a PEC da blindagem. A manifestação integra a agenda da Frente Povo Sem Medo, que convoca atos em 19 estados no próximo domingo (20.set.2025). As mobilizações são contrárias ao PL da Anistia e à PEC da Blindagem. Um dos lemas está sendo “congresso inimigo do povo“.
Na 3ª feira (16.set.2025), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 3 de 2021, conhecida como “PEC da Blindagem”. Com a medida, os deputados e senadores só poderão ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis previstos na Constituição, como racismo e terrorismo.
Os deputados também aprovaram, na 4ª feira (17.set.2025), a urgência do PL (Projeto de Lei) da Anistia, que pretende perdoar crimes de condenados por tentativa de golpe e pela invasão dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro. Com a urgência aprovada, o projeto pode ir à votação diretamente no plenário, sem passar por comissões.
Em vídeo, a atriz de Vale Tudo afirmou que “não haverá privilégios para os políticos que se escondem atrás de leis feitas sob medida para o roubo e a corrupção descarados”. Veja o vídeo completo.
Os atos estão sendo chamados desde a 4ª feira (17.set.2025) por deputados federais do Psol, entre eles Guilherme Boulos (SP), Erika Hilton (SP) e Tarcísio Motta (RJ). Artistas como Anitta, Caetano Veloso e o rapper Djonga recorreram às redes sociais para convocar as manifestações.
A maioria dos atos será realizada à tarde, mas, em algumas capitais, como Belo Horizonte, Natal e Salvador, as manifestações se darão pela manhã.
Um dos “showmícios” mais aguardados é o que será realizado em Copacabana e terá a presença dos músicos Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.
Os artistas afirmam que a iniciativa busca alertar a sociedade sobre os riscos da PEC para a responsabilização de parlamentares e a transparência no Congresso Nacional.
Entre os artistas que vão se apresentar no ato, estão:
Artistas que se posicionaram contra a PEC e a favor dos atos: