• Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Trump diz que tarifas tornarão os EUA "muito mais fortes"

Presidente norte-americano estabeleceu tarifas recíprocas para “equilibrar” cobranças sobre produtos do país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou nesta 5ª feira (3.abr.2025) que as tarifas estabelecidas por ele contra parceiros comerciais tornarão o país “muito mais forte”.

Em uma publicação na Truth Social, o republicano se refere aos EUA como um “paciente” que depois de uma “operação”, ou seja, a aplicação das tarifas recíprocas na 4ª feira (2.abr), “sobreviveu e está se recuperando”.

“O prognóstico é que o paciente será muito mais forte, maior, melhor e mais resiliente do que nunca”, escreveu Trump.

Trump assinou um decreto na 4ª feira (2.abr) que aplica tarifas recíprocas sobre produtos de parceiros comerciais para “equilibrar” cobranças sobre produtos norte-americanos. Eis a íntegra em inglês (PDF – 238 kB) e em português (PDF – 239 kB).

Com a medida, os produtos brasileiros serão taxados em 10%. É o mesmo patamar que o republicano alega que o Brasil cobra de bens norte-americanos.

Para outros países que cobram mais de 20% dos produtos norte-americanos, os EUA aplicarão uma taxa próxima da metade. A China, por exemplo, será taxada em 34%. A UE (União Europeia), em 20%. Leia todos os valores nesta reportagem.

Segundo o decreto, a cobrança das tarifas será feita em 2 etapas:

Leia mais sobre as tarifas recíprocas de Trump: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: