• Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Trump diz que "não serão necessárias" novas reduções tarifárias

EUA cortaram 10% de tarifas sobre vários produtos, inclusive itens relevantes ao Brasil, mas republicano descartou mais reduções

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), disse a jornalistas na 6ª feira (14.nov.2025) que novos cortes nas tarifas impositivas “não serão necessários”. O governo norte-americano reduziu na mesma data, em 10%, as taxas sobre commodities como carne bovina, café, tomate e banana, além de outros produtos.

Apesar de os governistas brasileiros comemorarem, a medida está condicionada ao aumento da inflação nos EUA, maior mercado consumidor do mundo, cuja taxa anualizada acelerou para 3%. O número representa aumento de 0,1 ponto percentual ante o mês anterior. Não há forte relação com a ação da diplomacia do Brasil, que conquistou poucos avanços em relação à taxa de 50% imposta pelo republicano contra as exportações do país.

Mesmo com a diminuição de 10%, muitos dos produtos brasileiros agora removidos das tarifas adicionais continuarão sendo vendidos mais caros, pois tiveram algumas das maiores altas de preço recentes, impulsionadas tanto pelo tarifaço quanto pela baixa oferta interna dos EUA.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: