• Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Trump ameaça operação militar contra Colômbia após ataque à Venezuela

Presidente dos EUA diz que colombianos vendem cocaína para americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou no domingo (4) uma ação militar contra o governo da Colômbia, dizendo a repórteres que tal operação "me parece boa" e provocando uma resposta irada de Bogotá. Os comentários foram feitos depois que os Estados Unidos capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em uma operação na madrugada de sábado (3) e o levaram para Nova York para enfrentar acusações de tráfico de drogas.

"A Colômbia também está muito doente, administrada por um homem doente, que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos Estados Unidos, e ele não vai continuar fazendo isso por muito tempo", disse Trump aos repórteres a bordo do avião presidencial Força Aérea Um, em uma aparente referência ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Perguntado diretamente se os EUA realizariam uma operação militar contra o país, Trump disse: "Parece bom para mim." A Colômbia rejeitou os comentários de Trump como uma ameaça inaceitável contra um líder eleito.

"Isso representa uma interferência indevida nos assuntos internos do país, contra as normas do direito internacional", disse o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em um comunicado no final do domingo.

Relacionadas
FILE PHOTO: European Union flags flutter outside the European Commission headquarters in Brussels, Belgium, June 5, 2020.  REUTERS/Yves Herman/File Photo
Europeus defendem moderação e respeito à vontade do povo venezuelano
Fumaça sobe após múltiplas explosões em Caracas
03/01/2026 Vídeo Obtido pela Reuters/via REUTERS
Ações dos EUA na Venezuela representam riscos à ordem multilateral
U.S. President Donald Trump points as U.S. Secretary of State Marco Rubio looks on during a press conference following a U.S. strike on Venezuela where President Nicolas Maduro and his wife, Cilia Flores, were captured, from Trump's Mar-a-Lago club in Palm Beach, Florida, U.S., January 3, 2026. REUTERS/Jonathan Ernst
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Por: Redação

Artigos Relacionados: