• Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Trump ameaça iniciar ataques terrestres contra cartéis no México

Presidente dos Estados Unidos diz que "é muito triste ver o que aconteceu" com o país vizinho.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse na 5ª feira (8.jan.2026) que o governo norte-americano deve iniciar em breve ações contra cartéis de drogas em terra para responder a acusações de tráfico de drogas. Ele citou especificamente a situação no México.

Segundo Trump, as ações marítimas conduzidas pelos EUA na região da Venezuela teriam reduzido a entrada de drogas por essa rota. “Derrubamos 97% das drogas que entram pela água, e agora vamos começar a atingir em terra”, declarou em entrevista à Fox News.

O presidente norte-americano não deu detalhes sobre como essas ações em solo seriam conduzidas, nem indicou países ou regiões específicas. Ainda assim, fez críticas diretas ao México. “Os cartéis estão comandando o México”, disse. “É muito, muito triste ver o que aconteceu com aquele país”, afirmou.

No início da semana, Trump perguntou à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum (Morena, esquerda), se ela gostaria de contar com ajuda das Forças Armadas dos EUA no combate aos cartéis. Segundo o presidente norte-americano, o México “precisa se organizar”.

Sheinbaum, no entanto, reiterou oposição a qualquer iniciativa desse tipo. Depois da operação conduzida pelos norte-americanos na Venezuela, a presidente mexicana declarou a jornalistas que o governo do México “rejeita categoricamente a intervenção nos assuntos internos”.

Trump voltou a defender a operação norte-americana de sábado (3.jan) na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda). Ele considerou a ação um sucesso.

“Entramos lá e capturamos Maduro –de forma impressionante, ninguém morreu. Não perdemos 1 soldado. Foi um ataque impressionante. Essa casa ficava no meio de uma fortaleza, com milhares de pessoas, soldados e todo o resto. Entramos direto no meio de uma fortaleza –quem imaginaria que seria possível fazer isso sem perder ninguém? Mas tudo estava planejado de forma impecável”, disse.

Durante a entrevista, Trump falou sobre o que aliados têm chamado de “Doutrina Donroe”, um rótulo usado para definir a sua política externa. Segundo o presidente, a expressão faz referência direta à Doutrina Monroe, formulada no século 19, que estabelecia a oposição dos EUA à intervenção de potências externas nas Américas, sob o argumento de garantir a segurança do hemisfério.

“Eles chamam de ‘Donroe’. Eu não dei esse nome, mas estão chamando de Doutrina Monroe. Agora dizem ‘Donroe’, que basicamente significa segurança para esta parte do mundo”, disse Donald Trump. Segundo ele, o princípio seria simples: impedir a entrada de drogas e de pessoas consideradas criminosas nos EUA.

No mesmo comentário, Trump voltou a criticar o governo do antecessor, Joe Biden (Partido Democrata), ao afirmar que, durante os 4 anos de sua gestão, milhões de pessoas teriam cruzado a fronteira norte-americana de forma irregular.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: