O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 2ª feira (15.set.2025) em sua rede Truth Social que poderá decretar estado de emergência nacional e federalizar Washington D.C.
“Vou declarar Emergência Nacional e Federalizar, se necessário!!!”, escreveu. Em outra publicação, disse aos moradores: “Para o povo e empresas de Washington, D.C., não se preocupem, eu estou com vocês”.
A declaração se deu depois de a prefeita Muriel Bowser (Partido Democrata) anunciar que a polícia local não repassará informações ao ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) sobre imigrantes em situação irregular.
Segundo Trump, a recusa compromete a segurança pública da capital. Ele atribuiu a decisão da prefeita à influência de “democratas radicais de esquerda” e disse estar disposto a intervir diretamente na administração da cidade. A tensão se soma às manifestações realizadas no início de setembro contra o envio de tropas da Guarda Nacional a Washington D.C, determinado pelo governo federal em agosto.
Atualmente, mais de 2.000 militares patrulham a capital, sob comando direto do presidente. A polícia metropolitana já havia sido colocada sob controle federal, e forças adicionais, incluindo agentes do ICE, também foram enviadas. Não há prazo para o fim da operação.