O 3º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso - “Batalhão Subtenente Odenil Alves Pedroso” - realizou, na noite desta quinta-feira (25.9), uma solenidade alusiva aos 36 anos de fundação da unidade, em Cuiabá. A cerimônia aconteceu na sede do Batalhão, no bairro CPA 4.
Durante a solenidade, 93 autoridades militares e representantes da sociedade civil foram homenageados com a entrega da Moeda Honorífica do 3º Batalhão. A honraria é concedida para personalidades que contribuem com as ações de segurança e cidadania desenvolvidas pela unidade militar.
O comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Júnior, destacou que já atuou na unidade, no ano de 2004, e agradeceu a presença dos homenageados e dos militares que compõem a tropa do batalhão.
“Minha história com o 3º Batalhão começou há 21 anos, em dezembro de 2004. Durante cinco anos, tive o privilégio de conhecer profundamente os serviços operacionais e de me aproximar da comunidade local, foi um período de aprendizado e crescimento. Quando olho para trás, percebo o quanto crescemos e evoluímos, hoje contamos com equipamentos de ponta, tecnologias inovadoras, viaturas modernas e os melhores armamentos disponíveis no mundo. Mas o que realmente faz a diferença são as pessoas: os policiais que se mantêm firmes, dedicados e comprometidos, como sempre foram”, afirmou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também relembrou sua passagem pelo batalhão e agradeceu o compromisso da unidade em servir e proteger a população da região da Grande CPA, na Capital.
“A primeira unidade em que servi foi o 3º Batalhão e, chegar aqui hoje, foi arrepiante por entender tudo que passei na minha vida como profissional, o servir e proteger a população. Meus parabéns ao 3º Batalhão, por toda sua história e por ser cada vez mais uma unidade completa, que fornece para a sociedade desde o policiamento ostensivo, a segurança pública, mas também a proximidade com a comunidade, com belas iniciativas de estar junto de todos”, enfatizou.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, também esteve presente na solenidade e destacou os investimentos e valorização profissional que a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Estado têm oferecido aos policiais militares.
“Chegar a essa marca histórica significa que estamos a frente de uma unidade batalhadora, que não mede esforços para proteger a sociedade. E é assim que nós do Governo do Estado seguimos, construindo avanços para essa tropa, investindo em equipamentos, na valorização do profissional, para seguirmos combatendo o crime”, finalizou o secretário.
O evento ainda contou com entrega de kits de primeiros-socorros para a equipe do Grupo de Apoio (GAP). E também com apresentações dos alunos que fazem parte dos projetos sociais do Batalhão.
História
A antiga 1º Companhia da Polícia Militar foi elevada à condição de Batalhão em 04 de outubro de 1989, por meio do decreto nº 1935, assinado pelo então governador Carlos Gomes Bezerra, tornando-se o 3º Batalhão da PMMT.
Atualmente, possui em seu efetivo mais de 200 policiais militares e tem sob sua subordinação sete companhias de Polícia Comunitária e um Grupamento de Apoio (GAP), que atuam em uma área extensa, composta por mais de 100 bairros e comunidades rurais da Grande CPA de Cuiabá, atendendo uma população estimada em 330 mil habitantes.