• Terça-feira, 9 de setembro de 2025

Ter “uma briguinha com a mulher” não é crime, diz Trump

Presidente norte-americano afirmou que crimes domésticos não devem prejudicar seu histórico de redução de crimes em Washington.

O presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) sugeriu que crimes que “acontecem em casa” não deveriam ser contabilizados em seu histórico de redução de crimes em Washington, D.C., depois de sua intervenção federal na capital do país nesta 2ª feira (8.set.2025).

No Museu da Biblía, em Washington, Trump afirmou erroneamente que agora não havia mais criminalidade na capital norte-americana. “Não há crimes. Eles dizem, ‘crime caiu 87%’. É mais do que 87%, praticamente nada”, declarou.

Ainda que a criminalidade tenha apresentado queda em Washington, roubos, agressões e furtos continuam acontecendo diariamente na cidade. Segundo estatísticas da polícia, só no domingo (7.set) foram registrados 1 homicídio, 6 roubos de veículos, 2 agressões com arma letal, 4 roubos e mais de 30 furtos.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser (Partido Democrata), atribuiu a presença de tropas federais à contribuição para o declínio na taxa de crimes.

Trump se mostrou incomodado com o fato de crimes de violência doméstica estarem sendo contabilizados pelas estatísticas. “Coisas que acontecem em casa eles chamam de crime”, disse o presidente.

“Eles fazem de tudo para encontrar algo. Se um homem tem uma briguinha com a mulher, eles dizem que isso foi uma cena de crime”, acrescentou.

Os comentários de Trump foram criticados. Sarah Longwell, estrategista republicana, escreveu nas redes sociais que a fala do presidente era “apenas uma rejeição casual da violência doméstica como crime”.

Na 2ª feira (8.set), Trump disse também não entender “por que Chicago não nos liga dizendo: por favor, nos ajudem!”.

O republicano deseja enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade, com a justificativa de combater a criminalidade, como se deu em Washington. Ambas as cidades são redutos democratas.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: