A Telefónica estuda alternativas para financiar sua expansão na Espanha e na Europa sem comprometer o equilíbrio financeiro conquistado nos últimos anos. Entre as opções em avaliação estão uma possível ampliação de capital e a venda de cerca de 20% da Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, filial em que o grupo espanhol detém atualmente 70% de participação.
Segundo informações do jornal espanhol El Economista, as medidas fazem parte de uma ampla revisão estratégica conduzida pela companhia, com apoio da consultoria BCG (Boston Consulting Group). O plano deve ser apresentado oficialmente a partir de setembro.
A última vez que a Telefónica realizou uma emissão relevante de ações foi em 2015, para financiar a aquisição da operadora brasileira GVT. A partir de abril de 2016, deixou de existir como marca e foi incorporada à Vivo. Desta vez, a empresa avalia levantar entre 3 bilhões e 4 bilhões de euros, valor semelhante ao necessário para disputar ativos estratégicos na Europa.
Caso opte pela ampliação de capital, a Telefónica contaria com o apoio de seus 3 principais acionistas: a estatal espanhola Sepi (Sociedade Estatal de Participações Industriais), o banco de investimentos Criteria Caixa e a operadora STC (Saudi Telecom Company). Juntos, os 3 investidores concentram cerca de 30% do capital da empresa.