A ministra das Finanças da Suécia, Elisabeth Svantesson, confirmou nesta 2ª feira (8.set.2025) que o país planeja cortar cerca de 30 bilhões de coroas suecas (US$ 3,2 bilhões) em impostos até 2026. A fala se deu durante conversa com jornalistas em Helsinque, na Finlândia.
“Para uma família com um policial, uma enfermeira e duas crianças em idade pré-escolar, isto pode significar um total de 1.800 coroas suecas a mais por mês no próximo ano”, afirmou a ministra. As informações são da Reuters.
Na 5ª feira (4.set), o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson (Partido Moderado, centro), havia anunciado os planos de reduzir os impostos sobre alimentos no orçamento de 2026, ano eleitoral no país. A medida visa a aumentar o poder de compra das famílias em um cenário de crescimento econômico lento diante da pressão de tarifas internacionais.
A dívida governamental da Suécia permanecerá entre as mais baixas da União Europeia, mesmo com as novas medidas fiscais. O governo ainda não divulgou detalhes do planejamento nem das medidas relacionadas aos compromissos de defesa da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e à transição energética. O planejamento orçamentário completo para 2026 será apresentado ao Parlamento sueco em 22 de setembro.
Leia mais: