O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou nesta 2ª feira (8.set.2025) que o governo de Donald Trump (Partido Republicano) continuará tomando medidas contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A publicação do assessor de Marco Rubio se deu 1 dia depois dos atos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro.
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do Ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, escreveu Beattie em seu perfil no X (ex-Twitter).
Apoiadores de Bolsonaro organizaram atos em várias cidades brasileiras com bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, junto com cartazes e faixas pedindo o impeachment de Moraes e anistia para o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto e está sob julgamento no STF por tentativa de golpe de Estado. Ele pode ser condenado a até 43 anos de prisão.