De maio a julho de 2025, o STF (Supremo Tribunal Federal) ouviu 149 pessoas indicadas pela acusação e defesa em ações penais que tratam da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. Além de Mauro Cid, que foi o “informante em juízo” por ter feito acordo de colaboração premiada.
As audiências foram conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes ou por juízes auxiliares de seu gabinete. O balanço do STF foi divulgado nesta 4ª feira (13.ago.2025).
Segundo a Corte, o momento dos depoimentos são etapa fundamental do processo, permitindo o confronto de versões e a apresentação de informações e evidências relevantes. Todas seguiram as regras do processo penal brasileiro, foram acompanhadas pela imprensa nacional e internacional e, ao final, tornaram-se públicas nos autos.
Depois dessa fase, o STF interrogou os réus, ocasião em que puderam apresentar suas versões e responder – ou não – às perguntas. As sessões foram públicas e transmitidas ao vivo pela TV Justiça.
Resumo por núcleo
Leia mais: