A Cangote Sorvetes Nordestinos, de São Paulo, oferecerá sorvetes gratuitos para os primeiros 40 clientes que pronunciarem a expressão “grande dia” no balcão do estabelecimento, em referência à prisão prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). A promoção será feita no sábado (29.nov.2025), uma semana depois de o ex-presidente ser levado à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. No sábado (22.nov), Bolsonaro disse que fez uso de ferro de solda para tentar abrir sua tornozeleira eletrônica.
A tentativa de violação resultou na prisão preventiva por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Na 3ª feira (25.nov), Moraes decidiu que o ex-comece a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado na Superintendência da PF, onde já estava preso preventivamente. No mesmo dia, a 1ª Turma do STF referendou essa determinação por unanimidade.
Os clientes que participarem da ação terão direito a 1 bola de sorvete, servida em copo ou casquinha. A expressão “grande dia” faz referência irônica a uma frase frequentemente utilizada pelo ex-presidente durante seu mandato.
Segundo a sorveteria, a distribuição segue ordem de chegada. A quantidade de 40 sorvetes representa a soma dos números 27 (anos de prisão de Jair Bolsonaro) e 13, do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A sorveteria batizou a promoção com o nome “ferro de solda”, em alusão ao fato de Bolsonaro ter tentado remover a própria tornozeleira eletrônica com a ferramenta. Este incidente foi determinante para que Moraes solicitasse a prisão preventiva do ex-presidente, sob alegação de tentativa de fuga.






