Ao menos 83 pessoas, incluindo um bombeiro, morreram no incêndio que começou na 4ª feira (26.nov.2025) no complexo residencial Wang Fuk Court, em Hong Kong. Outras 76 ficaram feridas, sendo 11 são bombeiros que trabalhavam para apagar as chamas.
As chamas foram controladas em todos os blocos, embora 3 edifícios de 31 andares ainda apresentem focos de incêndio nos pavimentos superiores. Os trabalhos de resgate seguem em andamento.
Nesta 5ª feira (27.nov), a polícia de Hong Kong prendeu 2 diretores e 1 consultor de engenharia de uma empresa de construção em razão do incêndio. Os detidos serão investigados por homicídio culposo.
As autoridades acreditam que o uso de materiais perigosos durante uma reforma pode ter causado a tragédia.
Investigações preliminares apontam que a rápida propagação do incêndio foi causada pelo uso de isopor altamente inflamável que revestia as janelas dos elevadores em todos os andares.
As autoridades também identificaram que as redes e revestimentos utilizados na parte externa dos edifícios não atendiam aos padrões de segurança contra incêndios. A causa exata continua em investigação.
Segundo o jornal South China Morning Post, o chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee Ka-chiu, ordenou inspeções em todos os conjuntos habitacionais públicos que estão passando por grandes reformas.
Os 8 blocos residenciais do complexo estavam em reformas desde julho de 2024, cobertos por andaimes de bambu e malhas verdes no momento do incidente. O balanço atual indica que 50 chamados de socorro aos serviços de emergência ainda não foram atendidos.
O Itamaraty lamentou o incêndio e manifestou sua solidariedade ao Governo e ao povo da República Popular da China. Em nota publicada na 4ª feira (26.nov), o ministério anunciou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas.
O presidente chinês Xi Jinping (PCCH, esquerda) pediu um “esforço total” para extinguir o incêndio e minimizar as baixas e perdas, segundo informou a emissora estatal chinesa CCTV.
O Papa Leão 14 lamentou o incêndio e disse estar rezando por todos os atingidos.
O complexo Wang Fuk Court está localizado no distrito de Tai Po, no norte de Hong Kong. O conjunto habitacional tem 2.000 apartamentos distribuídos em 8 blocos e abriga mais de 4.600 pessoas.
Tai Po é um distrito suburbano com aproximadamente 300 mil residentes, situado próximo à fronteira com a China continental.
Veja imagens do incêndio que circulam nas redes sociais:
Assista a imagens do incêndio que circulam nas redes sociais:





