Sindag denuncia à Anac vídeo de piloto voando em drone agrícola e reforça: “não há espaço para irresponsáveis”
Entidade pede investigação após repercussão nacional de piloto voando em drone agrícola e alerta que uso inadequado de aeronaves não tripuladas coloca em risco a segurança e a credibilidade da aviação agrícola brasileira
Entidade pede investigação após repercussão nacional de piloto voando em drone agrícola e alerta que uso inadequado de aeronaves não tripuladas coloca em risco a segurança e a credibilidade da aviação agrícola brasileira A rápida transformação tecnológica do agronegócio brasileiro tem consolidado os drones agrícolas como ferramentas estratégicas para elevar produtividade, reduzir custos e ampliar a precisão nas operações. Porém, um episódio recente reacendeu o debate sobre os limites do uso dessas tecnologias no campo — e levou o próprio setor a agir. Nesta segunda-feira, 02, Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) denuncia à Anac vídeo de piloto voando em drone agrícola e reforçou: “não há espaço para irresponsáveis” O Sindag divulgou uma Nota Oficial após a circulação de um vídeo em que um operador aparece utilizando um drone de pulverização para transportar a si mesmo dentro de uma lavoura. O caso teria ocorrido em Tucumã, no sul do Pará, e ganhou ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa.
Diante da gravidade potencial da situação, a entidade informou que apresentou denúncia formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o episódio seja apurado e, caso a irregularidade seja confirmada, as penalidades cabíveis sejam aplicadas. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Segundo o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a iniciativa busca proteger a imagem de um setor que reúne profissionais altamente qualificados. “ A aviação agrícola brasileira — que compreende aeronaves tripuladas e não tripuladas — tem milhares de profissionais que realizam um trabalho sério diariamente em todo o País”, destacou. Uso indevido pode comprometer segurança e credibilidade do setor O episódio ganhou ainda mais atenção por envolver um drone de grande porte. Equipamentos desse tipo são projetados exclusivamente para operações agrícolas e não possuem autorização para transporte humano, o que torna qualquer adaptação uma possível violação das normas aeronáuticas. O caso lembra a recente viralização de um vídeo em que um piloto embarcou na estrutura de um drone agrícola antes da decolagem — situação que especialistas consideraram impressionante, mas também preocupante, justamente pelos riscos associados ao uso fora dos parâmetros técnicos. Veja o vídeo que gerou repercussão: Veja o vídeo que gerou repercussão: Reprodução Instagram do autor do vídeo. Além disso, não havia informações confirmadas sobre o local exato do ocorrido nem sobre as condições de segurança do voo, fator que ampliou o debate entre profissionais do setor.
Para o Sindag, atitudes desse tipo não representam a realidade da aviação agrícola nacional, que opera sob rígidos critérios técnicos e regulatórios. Setor altamente regulado exige qualificação e responsabilidade Gabriel Colle reforçou que o segmento passa por exigências severas de formação e controle operacional. Segundo ele, a combinação entre qualificação profissional, regulamentação e tecnologia avançada permite aplicações mais precisas, no momento correto e com economia de insumos — ganhos que têm impacto direto na eficiência da produção rural. A entidade também destacou o trabalho contínuo de transparência e diálogo com a sociedade, fundamental para reduzir resistências à adoção de novas tecnologias no campo. “ Não temos espaço para amadores ou irresponsáveis”, afirmou o diretor, sinalizando tolerância zero com práticas que possam comprometer a segurança ou a reputação da atividade.
Tecnologia avança — mas exige maturidade operacional A expansão da agricultura digital colocou drones no centro das operações modernas. Projetados para aumentar a produtividade e reduzir custos, esses equipamentos se tornaram aliados estratégicos de produtores brasileiros. No entanto, o episódio evidencia um desafio típico de setores em rápida evolução: garantir que o avanço tecnológico seja acompanhado pelo mesmo nível de responsabilidade operacional. Especialistas costumam repetir que, na agricultura de alta tecnologia, quanto maior a sofisticação do equipamento, maior deve ser o rigor nos protocolos de segurança — especialmente quando se trata de aeronaves não tripuladas de alta potência. Investigação de piloto voando em drone agrícola deve definir eventuais penalidades Com a denúncia protocolada, caberá agora à Anac analisar o caso e verificar se houve descumprimento das normas aeronáuticas. Dependendo do resultado, o operador poderá sofrer sanções administrativas.
Mais do que um episódio isolado, o caso serve como alerta para todo o setor: a profissionalização da aviação agrícola é condição essencial para sustentar o crescimento da tecnologia no campo. Em um cenário onde qualquer operação fora do padrão pode ganhar repercussão nacional em poucos minutos, entidades representativas buscam reforçar uma mensagem clara — inovar é fundamental, mas segurança e responsabilidade devem sempre voar mais alto que a ousadia.
O vídeo nas redes pode ser conferido no link: 🔗 https://www.instagram.com/hudsonvinicius976/reels (onde, aliás, o autor comemora ter “viralizado”) A íntegra da nota oficial do Sindag pode ser acessada aqui:
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Maior cavalo do mundo pesa mais de 1 tonelada e pode desaparecer — conheça o gigante Shire
há 7 horas
Fora da relatoria, Toffoli poderá julgar o caso Master na 2ª Turma
há 8 horas
Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro
há 10 horas
Brasil projeta safra recorde de 7 mil toneladas de noz-pecã para 2026
há 11 horas
Alerta máximo no Brasil: temporais e calor extremo elevam risco; previsão indica chuva forte
há 11 horas
Mudanças climáticas lideram lista de preocupações no campo paranaense
há 11 horas
ABCS amplia articulação política em defesa da suinocultura
há 11 horas
Saiba quem são os suspeitos de vazar dados sigilosos do STF
há 11 horas
Leite brasileiro surpreende o mundo ao emitir menos da metade dos gases de efeito estufa
há 11 horas
Lula vai à Índia para ampliar comércio e cooperação bilateral
há 12 horas
Indústria do tabaco deve contratar 9,1 mil safreiros em Santa Cruz do Sul
há 13 horas
Novo modelo de crédito rural tem juros a partir de 3% ao ano; veja como contratar
há 13 horas
Investigação mostra "acesso ilegal" a dados de ministros, diz STF
há 13 horas
Calor e tempo seco pressionam lavouras no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto chuvas ganham força no Norte
há 14 horas
Moraes manda quebrar sigilo de suspeitos de vazar dados de ministros
há 14 horas
Crédito Rural: bancos devem respeitar juros de 12%?
há 15 horas
Governo abre 700 bolsas para jovens da pesca artesanal em todo o Brasil
há 15 horas
Nova espécie de perereca é identificada em Minas Gerais
há 16 horas
Fiscalização apreende motoniveladora de R$ 220 mil em operação contra irregularidades
há 16 horas
BNDES aprova R$ 7,5 bilhões para renegociações de dívidas de produtores rurais
há 16 horas
Estudos da Farsul embasam pedido de prorrogação de dívida com União
há 17 horas
Selo de qualidade eleva o patamar da cachaça paulista no mercado
há 17 horas
Policiais fantasiados de "Minions" prendem 4 no Carnaval de SP
há 17 horas
EUA e Irã iniciam negociações nucleares em Genebra enquanto ameaça de guerra se aproxima, alerta Khamenei a Trump