O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) se retratou nesta 3ª feira (17.fev.2026) por ter compartilhado nas suas redes sociais uma montagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, e o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“A publicação da minha conta na plataforma X, continha imagem produzida por inteligência artificial, na qual eram mencionados Daniel Vorcaro, Roberto Campos Neto e Jair Messias Bolsonaro. Esclareço que o encontro retratado na referida imagem não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA”, escreveu o congressista em seu perfil no X.

Depois da publicação da montagem no dia 1º de fevereiro de 2026, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, determinou no dia 13 de fevereiro de 2026 que o deputado fizesse uma retratação para esclarecer em todas as suas redes sociais que a imagem foi feita por inteligência artificial. Leia a íntegra (PDF-109kB).
O descumprimento da ordem podia acarretar multa diária de R$ 10.000,00, limitada inicialmente a R$ 50.000,00.
Embora o deputado já tivesse apagado o conteúdo e admitido que a cena era uma “imagem simbólica”, a magistrada Patrícia Vasques Coelho considerou que a postagem atingiu milhares de pessoas e teria gerado danos à reputação do antigo chefe do Executivo.
Veja a imagem que Correia postou e depois apagou:

A foto usada por Correia para criar a montagem é de 28 de fevereiro de 2019:
Em nota enviada ao Poder360 na época da postagem, o deputado afirmou que a “foto expressava, de forma simbólica, a proximidade e a articulação política entre o dono do Banco Master e figuras centrais da extrema direita”.
Ele depois apagou a imagem de seus perfis e afirmou que “como a imagem era de IA e pode ter levado parte do público a interpretar a imagem como se fosse real, apaguei”.
Em nenhum momento o deputado informou na publicação original que se tratava de uma imagem produzida por inteligência artificial.
Quando questionado sobre as reuniões de Vorcaro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Correia minimizou e disse que o petista se reúne com muita gente –posição parecida com as dos petistas Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias.
O Poder360 também perguntou se o deputado gostaria de opinar sobre o fato de Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central, não ter falado para Campos Neto sobre a reunião Lula-Vorcaro em dezembro de 2024. À época, Campos Neto presidia a autarquia. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.





