Representantes da Secretaria da Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) encerraram nessa quinta-feira (23.10) a participação em eventos de cooperação e intercâmbio entre o Governo de Mato Grosso e a China, realizados no país asiático.
O superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológicoc Robinson de Carvalho Araujo, e a chefe da Unidade de Gestão de Recursos Federais e Inicadores, Veruska Almeida de Souza, participaram da 30ª Feira Internacional de Macau, da 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa e da Conferência de Jiangsu.
De acordo com Robinson Carvalho, o patrimônio histórico mato-grossense recebeu especial destaque nesta edição da Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa.
“Nosso patrimônio histórico foi foco de discussões quanto ao entendimento compartilhado a respeito da conservação da arquitetura colonial, por meio do intercâmbio cultural e de técnicas de preservação”, explicou.
Realizada no estado de Macau, na China, a exposição apresenta ao público os produtos característicos e o ambiente de investimento e negócios dos países lusófonos, além de divulgar a cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa. O pavilhão contou com a participação dos demais dos países de língua portuguesa, sendo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e Portugal.
O evento é um dos principais eventos relacionados à comunidade lusófona, possibilitando o intercâmbio a respeito do comércio internacional. Além disso, a troca de experiências e o compartilhamento de informações visa uma interpretação mais profunda quanto aos costumes e o modo de se viver dos países sob a colonização portuguesa.
“Essa colaboração entre nações vem proporcionando meios de valorizar e resgatar as raízes que edificaram nosso Estado. A atividade conseguiu demonstrar o capital cultural e turístico vinculado a arquitetura histórica de Mato Grosso, posicionando nossa cultura no cenário mundial”, concluiu Robinson.





