• Quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Senadores dos EUA propõem lei contra tarifas de Trump sobre Brasil

Cinco congressistas americanos, incluindo um republicano, protocolam projeto para derrubar sobretaxa imposta em agosto.

Senadores dos Estados Unidos protocolaram, nesta 5ª feira (18.set.2025), uma proposta de lei para derrubar as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros instituídas pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). As tarifas entraram em vigor em 6 de agosto de 2025.

O projeto foi apresentado por 5 senadores: Tim Kaine (democrata pela Virgínia), Rand Paul (republicano pelo Kentucky), Chuck Schumer (democrata por Nova York), Jeanne Shaheen (democrata por New Hampshire) e Ron Wyden (democrata pelo Oregon).

Em nota, o senador Tim Kaine disse que “as tarifas do presidente Trump sobre produtos brasileiros, que ele impôs para tentar impedir que o Brasil processe um de seus amigos, são ultrajantes”. Afirmou ser preciso “impedir o presidente Trump de iniciar essas guerras comerciais incompetentes e caóticas que estão encarecendo bens de consumo para os americanos que estão apenas tentando sobreviver.”

Outro senador que protocolou a lei contra as tarifas, Rand Paul, do mesmo partido de Trump, afirmou que está “alarmado com a perseguição do governo brasileiro a um ex-presidente [Jair Bolsonaro] e com a repressão autoritária à liberdade de expressão”. Mas justificou a posição contra as taxas dizendo que “o presidente dos Estados Unidos não tem autoridade. A política comercial pertence ao Congresso, não à Casa Branca”.

Segundo Wyden, senador e membro sênior do Comitê de Finanças do Senado norte-americano, as tarifas sobre café, carne bovina e outros produtos “são um abuso flagrantemente ilegal da lei”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: