A Secom (Secretaria de comunicação Social) do governo brasileiro, comandada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, compartilhou nesta 2ª feira (24.mar.2025) uma postagem em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece representado como um personagem de mangá (história em quadrinhos japonesa) para explicar a sua viagem ao país asiático.
“Lula está no país nipônico até 27 de março para fortalecer nossa parceria estratégica”, diz a postagem.
A publicação cita destaques da agenda do presidente no Japão, como a sua recepção pelo imperador Naruhito, a reunião com primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, a busca por parcerias tecnológicas e sustentáveis, além da celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre os 2 países.
Veja as ilustrações:
O presidente desembarcou na noite de domingo (23.mar) em Tóquio, no Japão, onde cumprirá agenda até 5ª feira (27.mar). Em seguida, ele viaja a Hanói, no Vietnã, com volta ao Brasil programada para o sábado (29.mar).
A incursão à Ásia terá forte caráter comercial, com o possível avanço nas negociações para abrir os mercados japonês e vietnamita à carne bovina brasileira, a intensificação das discussões por um acordo entre o Mercosul e o Japão e a venda de aeronaves da Embraer para os 2 países.
Lula também aproveitará o palco internacional para defender o multilateralismo diante de uma reorganização da geopolítica desde o início do 2º mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O petista pretende mostrar que o Brasil dialoga e mantém negócios robustos com países importantes da Ásia e não está apenas sob a zona de influência da China na região.